terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sétimo faz Emenda a LDO para duplicação da BR 316 e pavimentação para a BR 226 Timon a Presidente Dutra

Deputado Professor Sétimo (PMDB-MA) apresentou Proposta de Emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para que sejam destinados recursos para a duplicação da BR 316, que corresponde ao trecho de 75 km situada entre Timon/MA e Caxias/MA, e asfalto para a BR 226 trecho de Timon a Presidente Dutra no Estado do Maranhão que possui os seus primeiros 100 km sem pavimentação.

O deputado justificou a necessidade das Emendas ao Orçamento por acreditar na necessidade de tornar essas obras realidade, por sua importância para as comunidades locais e ao desenvolvimento econômico não só da região. “A duplicação da BR 316 se faz necessária porque é uma das principais rotas dos transportes de grande porte que seguem até o Porto de Itaqui, o qual integra o segundo maior complexo portuário em movimento de carga do Brasil. O Itaqui é o principal indutor do desenvolvimento econômico e social do maranhão”, disse ainda, com a duplicação da rodovia todos os usuários se deslocarão com maior facilidade e segurança, pois atualmente o trecho possui muitas sinuosidades que dificultam o tráfego na BR, principalmente pela grande quantidade de caminhões trafegando e pela baixa velocidade que os motoristas devem manter, já que o número de acidentes é considerável.

Quanto a sua justificativa para o asfalto da BR 226 de Timon/MA a Presidente Dutra/MA, compreendidos aos primeiros 100 km, o parlamentar argumenta que a concretização desta obra muito ajudaria no desenvolvimento dos municípios que margeiam essa estrada proporcionando uma melhor qualidade de vida a população local. “Este empreendimento, emocionalmente viável, proporcionará a todos os seus usuários uma maior facilidade no deslocamento encurtando a distância em mais de 200 km entre os Estados do Piauí, Ceará, Pernambuco e outros da região Nordeste com a região Centro Oeste do Brasil possibilitando ainda uma maior segurança e conforto”, disse.

Não é de hoje que o parlamentar não mede esforços para ver esse trecho da BR 226 asfaltado. Desde seu primeiro mandato ele desenvolve ações junto ao Governo Federal para mobilizar recursos para a obra. Após inúmeros ofícios e visitas a autoridades, como o Vice Presidente da Republica, Michel Temer, Presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, os Diretores Geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Terrestre (DNIT) Luiz Antônio Pagot e  hoje o General Jorge Ernesto Pinto Fraxe e a Ministra  do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior que  chegou a  reconhecer  necessidade e se comprometeu  a discutir o assunto com a presidente Dilma  a quem o parlamentar também   abordou o  problema e colocar em prioridade e  ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em maio deste ano uma comissão foi formada, com técnicos do DNIT e da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, autoridades locais onde fizeram audiências publicas a fim de elaborarem relatório que apontariam a real necessidade de execução da obra de pavimentação da BR 226, cujo projeto de viabilidade técnica já se encontra pronto para licitação, faltando apenas a destinação do recurso.

A iniciativa do Deputado de inclusão de Emenda ao Orçamento não é nova, Sétimo já tinha feito isso em outro momento. Solicitou crédito extra de 200 milhões para a execução da obra e infelizmente não pode ser atendido, agora mais uma vez, com a promessa do Governo, o Pedido pode ser atendido, ele inclui duas Emendas a fim de ver sanadas essas duas necessidades não só do povo maranhense, mas também do país. “É necessário o desenvolvimento econômico entre as regiões envolvidas”, Deputado Sétimo.

É importante destacar ainda que duplicação da BR 316 que liga o Estado do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e alagoas, beneficiará todos, que conforme o Deputado Sétimo, a melhora do Fluxo pela duplicação e pavimentação da BR 226, os motoristas que estejam passando nessa BR, já que no caso de Timon/MA e Caxias/MA que ocorrem acidentes constantemente, provocando enormes congestionamentos e consequentemente geram atrasos no restante da BR, seria o maior determinante para essa duplicação, pois é a segurança dos usuários da rodovia que estariam sendo preservadas.

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