quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Código Florestal: ruralistas podem ceder sobre rios temporários


O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Homero Pereira (PSD-MT), afirmou, nesta quarta-feira, em Brasília, que os integrantes da Frente se agitaram diante da possibilidade de voltar atrás e garantir a proteção de todos os tipos de rios, inclusive os temporários. Frente a esse fato, eles devem intensificar a pressão em outros pontos sensíveis da Medida Provisória (MP) que preenche lacunas do Código Florestal.

"É o mínimo que se espera para retomar os trabalhos da Comissão Mista que discute a Medida Provisória que procura rever pontos inaceitáveis que foram introduzidos por ruralistas na nova lei.Há outros destaques absurdos na fila de votação!!!!!", comentou o parlamentar maranhense Sarney Filho, Líder do PV na Câmara dos Deputados e Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

No início de agosto, a comissão mista responsável pela análise prévia da MP aprovou, com maioria ruralista, controversa emenda que elimina exigência de Área de Proteção Permanente (APP) em rios temporários. As APPs são regiões sensíveis onde a vegetação deve ser mantida ou recuperada, como margens de rios, topos de morro e encostas. O resultado contrariou o governo e foi considerado absurdo por ambientalistas. Parlamentares ligados ao setor ambiental afirmaram que a medida poderia reduzir drasticamente a proteção de rios.

As negociações devem ser retomadas na próxima semana. Estão previstas reuniões para terça ou quarta-feira entre os dirigentes da FPA, o relator da proposta, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), e o senador Jorge Viana (PT-AC).

Com informações do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.