terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dutra discute com a ministra Maria do Rosário práticas de extermínio por policiais do Goiás

O deputado federal Domingos Dutra (PT/MA) participou nesta terça-feira (21), em Brasília, da Reunião Mensal do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, presidido pela ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para examinar casos de violações, em destaque para as ameaças de morte contra o deputado estadual Mauro Rubem(PT/GO).

Mauro Rubem é integrante do Diretório Nacional do PT e preside a Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa. O trabalho do parlamentar a frente desta comissão tem se destacado pela denúncia de grupos de extermínio organizados por policiais militares do estado de Goiás e pela defesa da punição de policiais militares envolvidos na Operação Sexto Mandamento, deflagrada pela Polícia Federal em 2011, que prendeu diversos dirigentes da Polícia Militar, mas que hoje encontram-se soltos, sem que tenham sido submetidos ao julgamento necessário.
Por conta da ação do deputado Mauro Rubem na Comissão, já naquele momento, aconteceram ameaças a sua vida, a vida de assessores daquele colegiado e de diversas lideranças, com o intuito de intimidar e de barrar sua atuação. Tais ameaças culminaram inclusive na necessidade de mudança para outro estado de grandes militantes em defesa dos direitos humanos, como o Padre Geraldo Labarrére e a Irmã Ana Vicenza.Nesse período surgiram novas denúncias de desaparecimentos vinculados à participação de policiais - somando 36 casos no total.

Hoje, a situação acirrou-se pela deflagração da Operação Monte Carlo e posteriormente CPMI no Congresso Nacional, bem como o trabalho desenvolvido pelo companheiro Mauro Rubem na CPI do que está em funcionamento na Assembleia Legislativa de Goiás, que trata desse tema.

Por Henrique Machado com informações do site do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.