sábado, 17 de março de 2012

“Abraço” ao Vinhais Velho e pela educação reúniu lideranças de 60 municípios maranhenses


Mais de 400 pessoas - entre lideranças de entidades da sociedade civil, parlamentares, religiosos de igrejas católicas e evangélicas, dirigentes sindicais e comunitários –, além de representantes de 60 municípios maranhenses - participaram na manhã desta sexta-feira (16) do “abraço à comunidade centenária de Vinhais Velho”, em São Luís (MA).

A manifestação foi uma iniciativa conjunta de várias entidades focadas na defesa dos direitos humanos, a fim de defender tanto o patrimônio histórico material e imaterial maranhense quanto políticas de educação pública a todos da comunidade de Vinhais Velho, vila com mais de 400 anos de existência.

“Foi um ato emocionante, forte e representativo”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA), que participou da manifestação popular.

“Nós esperamos que com este abraço a governadora Roseana Sarney acolha a proposta que foi feita pela comunidade de mudar a ponte da Via Expressa para o final da Vila, que, assim, tanto compatibiliza a realização do empreendimento, como a proteção do patrimônio histórico, cultural e arqueológico, e a manutenção daquela comunidade secular maranhense”, acrescenta o parlamentar.

De acordo com o deputado, os moradores da comunidade e as lideranças vão aguardar até segunda-feira uma resposta do governo do Estado. “Não havendo resposta, ou sendo negativa, será colocada uma banca na Praça Deodoro com distribuição de jornais e vídeos sobre a realidade da Vila, e com coleta de assinaturas de apoio à luta de resistência de Vinhais Velho”, informou.

Também serão ajuizadas ações na Justiça Federal de anulação de decreto de desapropriação questionando o licenciamento ambiental, além de outras medidas, como o encaminhamento de denúncias à Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), e a realização de uma audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Por Salis Chagas da Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Domingos Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.